sábado, 1 de setembro de 2012

Blogagem Coletiva - Esmaltes e Itália

Essa semana toda esteve tão corrida que achei que não conseguiria participar da blogagem coletiva dessa semana. Infelizmente um dos meus compromissos de hoje foi desmarcado e me sobrou um tempinho...

Itália sempre me remete ao um dos meus sobrenomes: "Tolentino". Meu avô materno não sabia muito da história de seus ascendentes, apenas que vieram alguns irmãos da cidade de Tolentino na Itália, e que um deles havia ido para no norte de Minas, na cidade de Espinosa, onde minha mãe nasceu.

Vista da entrada da Cidade de Tolentino, na Itália:




Nos links a seguir tem mais algumas fotos e informações sobre a cidade:




Nossa família não segue nenhuma tradição italiana, mesmo na cozinha, isso ficou perdido com o tempo. Mas eu amo!!! Gosto de experimenta e sempre tento fazer!!! Quem resiste ao cheiro e sabor de uma bela pizza!!! Ontem fomos numa pizzaria aqui perto de casa e estava perfeita como sempre!!


La Bella Pizza - Mata da Praia - Vitória

Mas o prato italiano que mais faço em casa é o Risoto!! Adoro, porque ele é prático, rápido e dá para fazer um maravilhoso com qualquer ingrediente perdido na geladeira. O último que fiz foi de linguiça calabresa com cogumelos. Aqui em casa sempre tem arroz arbóreo na despensa e queijo parmesão na geladeira, porque na dúvida do que fazer: Risoto!!





Risoto de Linguiça Calabresa e Cogumelos
Ingredientes:

1 xícara de arroz arbóreo
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 tomate sem semente picado
1/2 linguiça calabresa picada e frita antecipadamente
1/2 lata de milho verde
1/2 xícara de cogumelos fatiados
1 colher de margarina
3 colheres de sopa cheios de queijo parmesão ralado grosso
1 litro de caldo de galinha (ou outro de sua preferência)
1/2 taça de vinho branco seco

Preparo: Colocar um pouco de azeite na panela e dourar a cebola e o alho, colocar o arroz arbóreo e deixar fritar um pouco. Despejar o vinho e os tomates picados deixe secar o caldo, a partir desse momento colocar um concha de caldo de galinha por vez, a medida que o caldo for secando coloque mais até que o arroz esteja ao dente. Antes disso, quando tiver utilizado metade do caldo mais ou menos, acrescente o milho, a linguiça e os cogumelos. Quando estiver ao dente e com o mínimo de caldo possível, desligue o fogo e finalize acrescentando 1 colher de margarina, o queijo ralado e o cheiro verde à vontade, mexa bem para misturar.


Não posso esquecer do esmalte!!!


De tanto levar boladas no basquete o meu vizinho ficou tordinho coitado...

Esse verde lindo também foi presente da minha amiga Waléria Gomes, é o Verde Diferente, da coleção Tenho que Ter da Risqué, super lindo!!! Bom, achei que não ia conseguir nem participar e no fim meu post ficou até grande!! Espero que vocês gostem

Quer ver mais esmaltes e coisas interessantes sobre a Itália?? Visite o site da Fernanda Reali e veja mais!!!

Quero também pedir desculpas as meninas da blogagem anterior, esses dias foram tão corridos que não consegui agradecer a visitas de todas e nem retribuir, mas vou fazer isso logo!!

Beijos e bom fim de semana!!

18 comentários:

  1. O seu risoto está com a aparência ótima! Gostei do verde, é bem discreto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anabela, obrigada pela visita!! Estava um delícia!! Fui visitar sua postagem, mas não consegui comentar, toda hora dá erro na janela com os caracteres.... =(

      Excluir
  2. Olá Ana Paula! Adorei a sua participação desde o sobrenome até o risoto. Muito obrigada pela visita. Sigo e nos vemos. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Hummm, risoto eu amooo, rs.
    Realmente a Itália é linda e vale muito a pena conhecê-la.
    Seu esmalte ficou muito bonito, gosto muito desta cor.
    Beijos :o)

    ResponderExcluir
  4. Posso falar? Eu conheço Tolentino, tenho até fotos, estava grávida do meu menor quando eu morei pertinho de Tolentino.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa...eu adoro risoto! E pizza, aqui em Sampa, tem que ser todo final de semana! hahahaha
    Amei teu esmalte!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa sempre que bate aquela dúvida o que fazer para o jantar, claro vou no mais prático e rápido, um gostoso risoto, gostei muito da receitinha, e pizza não tem nem o que comentar né a-do-ro.
    Parabéns pela escolha do esmalte muito lindo.

    Francisca
    www.aventurasdasophia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Risoto é tudooo de bom!!!
    amei o esmalte!
    Bj bonita

    ResponderExcluir
  8. Uhmm... receita! Que delícia!!

    Como está dando esmalte verde nessa BC, um mais lindo que o outro!

    Adorei! Também sou descendente de italianos, mas também não sei muita coisa sobre a família =/

    Beijos, Má
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa....só tô vendo comida nessa BC, KKKKK. Já copiei a receita. Deve ser uma delícia. Gostei do esmalte! Lindo domingo. Bjus!

    ResponderExcluir
  10. Adorei essa sua receitinha, deu agua na boca.
    Como tipíca paulista, ao menos uma vez na semana tem pizza, adoro!
    Achei lindo seu esmalte.

    Beijos e um otimo domingo

    ResponderExcluir
  11. Huuuuum....que delícia de receita!
    Amei a cor do esmalte!
    Uma ótima semana para você!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tenho medo de me arriscar no risoto. Parece dificil!
    Esse esmalte é lindo, eu tenho mas ainda não usei.
    Beijos!

    http://ouvindoamusicaaolonge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fazinho!!! Só tem que ficar ligada na panela, não pode parar de mexer!! rsrs

      Excluir
  13. Menina, a comida italiana é pura tentação.. dá muitaaaaaaa vontade : )

    Beijocas

    www.vidabonita.com.br

    ResponderExcluir
  14. Lindo verde e o risoto, hummmm!!! bjs!!!

    ResponderExcluir
  15. Receitinha boa, também gosto muito de risoto, vou experimentar. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. OLá Ana Paula!!
    Esse risoto!!! Mamamia... rsrsrs
    (ainda bem que já postou a receita) já que não dá pra provar este que vc fez, né ... rsrs

    Amei este tom do esmalte em sua unhas ficou show!!!
    Linda semana!!! Bjs :)

    ResponderExcluir